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Transporte rodoviário de cargas: conheça as características do bitrem

Publicado em 25 de outubro de 2019

Transporte rodoviário de cargas: conheça as características do bitrem

Bitrem representa redução de custo no transporte rodoviário de carga

O bitrem — carreta composta por dois semirreboques e nove eixos — era usado, inicialmente, apenas como transporte rodoviário de cargas a granel em um modelo específico: graneleiro. Mas, apesar de atualmente ainda ser principalmente usado para graneis, o bitrem também passou a ser utilizado em outros segmentos, como o transporte de container, pois é muito vantajoso devido a sua capacidade de carga.

Entre os vários tipos de transporte rodoviário de carga, escolhemos o bitrem para falar no texto de hoje. Saiba mais sobre os tipos de carga que ele transporta e sua legislação própria.

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Índice

Tipos de cargas transportadas por bitrem
Cresce a procura desse meio de transporte no mercado
Legislação própria
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Tipos de cargas transportadas por bitrem

O granel sólido, como soja, trigo e milho, é a principal carga transportada por bitrem, seja por modelo graneleiro ou também em containers, já que o bitrem também é utilizado como transporte de container.

Medicamentos também costumam ser transportados por bitrem. Cargas assim são bastante delicadas, e precisam ser protegidas para garantir sua conservação e evitar qualquer tipo de contaminação. É possível que o medicamento necessite refrigeração, nessas situações, ele é transportado da mesma maneira que uma carga frigorifica, certificando-se que a temperatura seja constante.

O bitrem também é muito utilizado na indústria automobilística, pois os containers têm um peso leve.

Cresce a procura desse meio de transporte no mercado

A redução de custos relacionados ao transporte é uma das principais vantagens ao optar pelo bitrem. Sua capacidade de carga pode diminuir o número de viagens necessárias para o transporte de mercadoria.

Isso significa aumento de produtividade, uma vez que uma quantidade maior de carga líquida pode ser transportada — em torno de 40% a mais. Ou seja, o transportador leva mais carga, utilizando a mesma carreta e o mesmo motorista e dispensando o uso de um segundo cavalo mecânico. O transportador ganha uma vantagem competitiva maior dentro do seu segmento.

Além disso, o bitrem também é mais seguro em relação às outras opções de transporte rodoviário de carga. Com nove eixos, o veículo apresenta menor arraste na frenagem, menos desgaste nos pneus e em diversos componentes do semirreboque, como suspensão e freios. Com o aumento da vida útil dos componentes, o custo do serviço de transporte também diminui.

Outra vantagem é em relação a um dos principais gargalos logísticos: a precariedade das rodovias no Brasil. Mesmo suportando mais carga, o bitrem prejudica menos a malha rodoviária, uma vez que distribui melhor o peso da carga. Juntamente a isso, o fato de transportar mais cargas de uma vez faz com que haja menos veículos circulando nas rodovias, contribuindo, também, para uma maior conservação do pavimento, diminuindo os índices de poluição, o que favorece a condição ambiental e, por fim, também diminui o número de acidentes.

Legislação própria

Existem regulamentações a respeito dos limites de dimensões e de peso do bitrem, assim como regulamenta as Combinações de Veículos de Carga (CVC) e da necessidade de obterem Autorização Especial de Trânsito (AET).

Em 2016, a Resolução nº608/16 CONTRAM alterou a de nº210/06, dando a possibilidade de os órgãos responsáveis especificarem as dimensões nas vias sob sua responsabilidade, como consta no Art. 12-A:

“O peso e as dimensões máximos aqui estabelecidos não excluem a competência dos demais órgãos e entidades executivos rodoviários fixarem valores mais restritivos em relação a vias sob sua circunscrição, de acordo com as restrições ou limitações estruturais da área, via/pista, faixa ou obra de arte, desde que observado o estudo de engenharia respectivo. ”

Outra determinação, mas dessa vez por parte do Denatran através da Portaria nº 63/09, é que Combinações de Veículos de Carga (CVC) devem ter, no máximo, 30 metros. No entanto, cada modelo tem suas próprias normas e devem seguir as especificações de acordo com sua classificação.

O bitrem pode medir até 30 metros e seu peso bruto deve ser de até 74 toneladas. Sobre o cavalo mecânico utilizado, a tração deve ser de 6×4.

Podemos ter um conjunto com 30 metros, ou seja, 02 x CC de 40. Ou um conjunto com 26 metros, ou seja, 01 CC 40´e 01 CC 20.

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