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Qual a diferença entre FLC e LCL

Publicado em 15 de fevereiro de 2019

Qual a diferença entre FLC e LCL

Se você quer entrar nesse mundo de exportação, primeiro você precisa entender alguns pontos sobre transporte de carga. E um desses pontos é a diferença entre FCL (Full Container Load) e LCL (Less Cantainer Load). O primeiro quer dizer “contêiner totalmente carregado” e o segundo, “contêiner com menor carga”.

Esses são conceitos usados para caracterizar os diferentes tipos de transporte de carga, fazendo parte do processo de importação e exportação no comércio internacional.

Essa foi uma explicação bastante simplificada, continue lendo e entenda melhor cada uma dessas modalidades.

 

FCL

Como o nome já sugere, neste caso o contêiner está completamente ocupado pelos produtos de um único exportador. Mas não significa que o exportador precisa ter uma quantidade de carga suficiente para encher o contêiner sozinho. Mesmo que a carga não seja suficiente para ocupar todo o contêiner, você pode escolher que ela seja transportada sozinha.

 

LCL

Esse tipo de contêiner é usado por mais de um exportador. Quando o exportador tem uma carga que não pode ocupar o contêiner completamente, ele pode dividi-la com outro exportador se quiser.

Esse modelo tem uma boa vantagem: o custo do transporte é mais barato, já que o valor é rateado entre os exportadores que vão ter sua carga dividida. Sendo assim, nenhum deles paga por um espaço que não vai usar. Logo que a carga for descarregada do contêiner, cada exportador deve se responsabilizar pelo seu produto.

 

Conheça bem a diferença entre FLC e LCL

É importante que você entenda a diferença entre esses dois tipos de contêiner, assim você consegue decidir qual é a melhor opção para o seu tipo de carga, considerando também o valor referente a cada modelo.


Meios de transporte disponíveis

Nessas duas modalidades, o meio usado pode ser transporte aéreo e marítimo. Os materiais usados são diferentes, para o avião, o contêiner além de ter um formato específico para poder aproveitar o espaço ao máximo, também é fabricado com fibra de vidro ou alumínio.
Se o contêiner for por meio marítimo, os tamanhos são padrão, normalmente tem 20 pés, com espaço para 30 m³ ou 20 toneladas de carga; ou 40 pés, com 60 m³ ou 25 toneladas de carga.

 

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