Publicado em 13 de dezembro de 2019
Você já deve saber que existem algumas certificações que comprovam a eficiência de transportadoras de containers e cargas, uma delas é a certificação OEA (Operador Econômico Autorizado) ou AEO (Authorised Economic Operator), implementado pela Organização Mundial Aduaneira (OMA), no Brasil, desde 2015. Algumas certificações são específicas para transportar determinado tipo de carga, outras, são mais amplas e garantem a segurança de todas as cargas que forem transportadas pela empresa de transportes.
Para deixar todos a par da importância da certificação OEA, nós trouxemos algumas informações sobre o assunto. Confira e entenda como essa certificação é um diferencial no comércio exterior.
Por que a certificação OEA é importante?
A certificação OEA traz benefícios, saiba quais são:
Quais são as modalidades da certificação OEA?
Apesar de voluntária, a certificação OEA é a única maneira de garantir a segurança em cada etapa do processo de transportação, evitando terrorismo, trânsito ilegal de mercadorias e o vazamento de informações a respeito do transporte da carga. Ou seja, é uma maneira de a empresa que contrata uma transportadora ter certeza que sua carga estará segura, evitando também roubos planejados por causa do vazamento de informações como local, data e hora de transporte da mercadoria, entre outras.
Além disso, a certificação OEA estabelece um vínculo entre o Estado, Receita Federal e a empresa de transportes, de forma que regulariza a importação a exportação. Nessa certificação, existem modalidades diferentes, são elas:
Apesar das modalidades terem diferentes benefícios entre si, existem os benefícios que são comuns a todos as modalidades. Confira alguns desses benefícios:
Veja os benefícios de cada modalidade da certificação OEA
Para quem contrata, a certificação OEA é uma forma de confiar na empresa de transportes, sabendo que sua carga está segura uma vez que as informações, como horário, local, veículo, etc, estarão em sigilo.
Para a empresa transportadora, possuir a certificação OEA é uma maneira de os agentes operadores estabelecerem uma relação com a aduana e a Receita Federal. Isso é benéfico para a empresa de transportes e seus clientes.
Para eficiência no planejamento e execução do transporte de carga conte com um profissional especialista em logística de carga. Enquanto isso, você cuida dos processos da sua empresa.
A Carpo Logistics atua no mercado há 40 anos, possuindo, atualmente, a expertise necessária para que todo o processo aconteça com segurança, maior agilidade e menor custo. Nossa equipe conta com consultoria logística, despachantes aduaneiros, advogados, analistas e engenheiros.
Nossos certificados:
Fale conosco!
Se quiser saber mais sobre esse e demais processos relacionados à logística e ao comércio exterior, entre em contato conosco pelo telefone (13) 2104.7016 | (13) 99209-6896, WhatsApp ou nos envie uma mensagem aqui pelo site. Deixe-nos cuidar da sua logística para que você cuide do seu negócio.
A Carpo Logistics, localizada em Santos – SP, oferece consultoria logística e os serviços de despachante aduaneiro, atendendo clientes de todos os países. Trabalhamos transporte rodoviário de carga e demais modais, bem como LCL, FCL, cabotagem e logística de cargas.