Fone: + 55 13 2104-7000 atendimento@carpolog.com.br

Blog

Logística Reversa: Entenda quais são os desafios neste fim de ano.

Publicado em 18 de dezembro de 2018

Logística Reversa: Entenda quais são os desafios neste fim de ano.

Estamos às vésperas do final do ano e, neste período, as vendas online aumentam consideravelmente. O incremento já começou na última semana de novembro, com a famosa e polêmica Black Friday.

Nesta época, portanto, principalmente considerando as vendas em e-commerce, fica evidente um dos principais entraves para o setor: a logística reversa.

Neste post, vamos explicar os principais desafios da logística reversa nos momentos em que as vendas têm um aumento considerável. Se você teve problemas na Black Friday, entenda o motivo.

Desafios da logística reversa em momentos de ‘boom’ de vendas

A devolução ou troca dos produtos comprados online tem grande impacto na decisão de compra e passou a ser um ponto decisivo na hora do consumidor fechar o carrinho online.

De acordo com o Conselho de Logística Reversa Brasileira, mais de 75% dos clientes pesquisam os detalhes de como a logística reversa poderá ser realizada, no caso de uma devolução ou troca de produto, antes de concluir o seu pedido.

Segmentos como vestuário, calçados e eletrônicos são os que mais recebem pedidos de troca. Por isso, os usuários habituados a usar esse tipo de serviço, pesquisam bastante sobre o processo de troca antes mesmo de fechar a compra.

Vale lembrar que em 2017 houve um aumento de 12%, nas compras em e-commerce no Brasil, em relação ao ano anterior, fator que tem feito as empresas que vendem pela internet investirem muito em logística.

O Conselho de Logística Reversa Brasileiro também identificou em pesquisa, que 10% dos itens comprados online retornam para as lojas, seja por troca ou devolução do produto.

A logística reversa pode melhorar ou piorar a experiência do cliente

Por isso, ela deixou de ser uma questão operacional, mas um fator decisivo, tanto durante a compra, como para a experiência do cliente, podendo influenciar na sua decisão em continuar ou deixar de consumir produtos daquela marca.

Portanto, não basta produtos de qualidade com preços competitivos, pois o consumidor online busca, hoje, uma experiência completa, o que envolve a logística na entrega dos produtos e a logística reversa, para o caso de trocas e devoluções. O fato é que esta segunda costuma ser um entrave na maioria dos casos, causando transtornos aos clientes.

Se você tem um e-commerce, terceirize a sua logística com quem entende do assunto

Para garantir o sucesso das suas vendas, do início ao fim, o que inclui todo o processo logístico, contrate uma empresa de logística de confiança e com expertise no assunto.

A Carpo Logistcs tem uma equipe altamente qualificada, especializada no ramo de despacho aduaneiro para exportação e importação, além de grande expertise no transporte de cargas, através de frete rodoviárioaéreo e marítimo, para que todo o processo esteja em segurança e aconteça com maior agilidade. Além de executarmos esses serviços, também oferecemos a consultoria logística, que te auxiliará a encontrar as melhores soluções para o seu negócio!

Entre em conosco através do telefone + 55 13 2104.7016, WhatsApp ou via e-mail e deixe que nós traçaremos as melhores estratégias, para transformar a logística em uma vantagem competitiva para o seu negócio!

—————————————————————————————————————————————–

A Carpo Logistics é uma consultora logística, localizada em Santos/SP, que atende clientes de todos os países, com mais de 45 anos no mercado, atuando como despachante aduaneiro, LCL, FCL, cabotagem, logística de cargas, através de frete rodoviário e marítimo.

Compartilhe:

Categorias

Mais buscadas

Acordo internacional acordo Mercosul Coreia do Sul aduana Agropecuária ano novo chinês armazenagem aumento da gasolina aumento do combustivel aumento do diesel Authorized Economic Operator benefícios fiscais br do mar Brasil cabotagem Cabotagem no Brasil CAMEX caminhões e carretas carga dedicada carga fracionada Carga Rodoviária cargas cargas perigosas Carpo Logistics Carpolog CarpoLogistics certificação AEO certificação OEA certificações cidade de santos cidade portuária de pireu cidade portuária de santos cidades portuárias Comércio Exterior COMEX Compra de Crédito de Carbono Consultoria Logística containers contêineres Coreia do Sul coronavirus COVID COVID-19 Crédito de Carbono datas sazonais Depositários desempenho logístico Despachante Aduaneiro Diário Oficial Door To Door Drawback Eficiência geoeconômica empresa Europa exportação falta de contêineres FCL feriados China Fim de ano Frete Mínimo frete rodoviário gestão grécia Guerra Guerra na Ucrania Guerra Ucrania x Russia ICMS IMO IMO 2020 Importação Importação de Produtos Agropecuários Importação e Exportação Incidente no Sri Lanka Instrução Normativa IOF Isenção de Tarifas LCL Legislação Legislação alfandegária logística Logística Agropecuária logística de carga Logística Internacional Logistica sustentável MAPA MDIC Medida Provisória Mercosul Ministério da Agricultura Ministério da Economia Ministério da Industria Comércio Exterior e Serviços MP MP 1.040/2021 Natal o que é drawback OEA Operador Econômico Autorizado pandemia Pecuária e Abastecimento petrobras pireu planejamento Porto de Santos problemas ambientais processo logístico processos produtividade Receita Federal Regime de Drawback rh safra de algodão safra de frutas safra de milho santos saúde SECEX/ME segurança Seguro de Transpore Internacional Sri Lanka Sustentabilidade TeamCarpolog Tecnologia transportadora transporte Transporte Aéreo Transporte de carga Transporte de cargas Transporte Marítimo Transporte rodoviário transporte rodoviário de carga transporte sustentável Ucrania X-Press Pearl Zona de Processamento de Exportação ZPE