Publicado em 19 de outubro de 2021
Dentre as muitas consequências para a economia mundial, a pandemia da COVID-19 afetou fortemente a logística dos países. Devido as restrições necessárias de isolamento, setores produtivos afetados e a lenta retomada comercial da maioria dos países, as consequências podem se extender para além de 2022. Atualmente, uma das principais preocupações é o desequilibrio na distribuição de contêineres nos portos pelo mundo, responsáveis por cerca de 80% do transporte logístico.
O primeiro efeito perceptível é o aumento do frete e custos de importação e exportação, valores exorbitantes devido a demanda maior que a oferta. Desde o ano de 2020 vimos uma queda brusca na produção ao redor do mundo e transportes parados por medidas de contensão da transmissão do vírus. Com o início da vacinação e retorno da confiança do mercado, alguns navios voltaram a navegar, porém não foi suficiente. Não há, ainda, 100% da frota transitando pelos portos, muitos países enfrentam novas variantes do vírus isso reflete o momento inédito da logística mundial.
O Brasil é um dos maiores exportadores de carne para o mundo, só em 2020 foram 2,016 milhões de toneladas indo até a China, EUA, Egito e outros. Com a crise dos contêineres, 40% das carnes suína e frango estão paradas em portos brasileiros. Segundo a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) em entrevista ao Globo Rural, as quebras nas rotas marítimas refletem nesses produtos aguardando embarcar para o exterior. Para a Ásia, por exemplo, são mais de 80 dias de viagem, fora 25 dias com o navio parado aguardando autorização para desembarcar. Como os portos são pontos críticos para a entrada de pessoas infectadas, as medidas de restrição impactam na circulação de muitos trabalhadores. Recentemente um dos principais portos chineses paralizou as operações por conta de novos casos da COVID-19 em funcionários.
Essa crise já preocupa também pela falta de abastecimento para o período da Black Friday e Natal. Como a Ásia é uma das principais fontes de eletrônicos, roupas, brinquedos e demais presentes para as festividades, a falta de abastecimento pode deixar o Papai Noel sem opções. Mesmo que os consumidores desembolsem valores mais altos para as compras, a oferta de produtos não vai ser alta. Para os lojistas, a alternativa é se programar para compensar produtos que venham de muito longe com ofertas de bom custo x benefício. Para os consumidores, provavelmente, os grandes descontos ficarão para depois. Com estoques mais enxutos, as lojas não terão margem para grandes promoções.
Esse é, sem dúvida, um dos assuntos mais críticos para a nossa área. Segundo o Freightos Data, site que acompanha custos de fretes marítimos, os valores estão quase 5 vezes mais altos. Se compararmos Outubro/20 e Outubro/21 temos um aumento de mais de 400%. O valor foi de $2,250 para $10,517.
Como você e sua empresa estão encarando essa crise? Compartilhe conosco, conte com a Carpo como uma parceira!
Telefone Carpo Logistics – Tel:+ 55 13 2104.7000 (Horário Comercial)
Whatsapp Carpo Logistics – + 55 13 99209.6896
E-mail Carpo Logistics – atendimento@carpolog.com.br
Endereço Carpo Logistics: Pça. Barão do Rio Branco, 14 terceiro andar Centro – Santos – SP – 11010-921