Fone: + 55 13 2104-7000 atendimento@carpolog.com.br

Blog

Falta de Contêineres e as consequências para o Comércio Exterior

Publicado em 19 de outubro de 2021

Falta de Contêineres e as consequências para o Comércio Exterior

Dentre as muitas consequências para a economia mundial, a pandemia da COVID-19 afetou fortemente a logística dos países. Devido as restrições necessárias de isolamento, setores produtivos afetados e a lenta retomada comercial da maioria dos países, as consequências podem se extender para além de 2022. Atualmente, uma das principais preocupações é o desequilibrio na distribuição de contêineres nos portos pelo mundo, responsáveis por cerca de 80% do transporte logístico.

Impactos da falta de contêineres

O primeiro efeito perceptível é o aumento do frete e custos de importação e exportação, valores exorbitantes devido a demanda maior que a oferta. Desde o ano de 2020 vimos uma queda brusca na produção ao redor do mundo e transportes parados por medidas de contensão da transmissão do vírus. Com o início da vacinação e retorno da confiança do mercado, alguns navios voltaram a navegar, porém não foi suficiente. Não há, ainda, 100% da frota transitando pelos portos, muitos países enfrentam novas variantes do vírus isso reflete o momento inédito da logística mundial.

O Brasil é um dos maiores exportadores de carne para o mundo, só em 2020 foram 2,016 milhões de toneladas indo até a China, EUA, Egito e outros. Com a crise dos contêineres, 40% das carnes suína e frango estão paradas em portos brasileiros. Segundo a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) em entrevista ao Globo Rural, as quebras nas rotas marítimas refletem nesses produtos aguardando embarcar para o exterior. Para a Ásia, por exemplo, são mais de 80 dias de viagem, fora 25 dias com o navio parado aguardando autorização para desembarcar. Como os portos são pontos críticos para a entrada de pessoas infectadas, as medidas de restrição impactam na circulação de muitos trabalhadores. Recentemente um dos principais portos chineses paralizou as operações por conta de novos casos da COVID-19 em funcionários.

Essa crise já preocupa também pela falta de abastecimento para o período da Black Friday e Natal. Como a Ásia é uma das principais fontes de eletrônicos, roupas, brinquedos e demais presentes para as festividades, a falta de abastecimento pode deixar o Papai Noel sem opções. Mesmo que os consumidores desembolsem valores mais altos para as compras, a oferta de produtos não vai ser alta. Para os lojistas, a alternativa é se programar para compensar produtos que venham de muito longe com ofertas de bom custo x benefício. Para os consumidores, provavelmente, os grandes descontos ficarão para depois. Com estoques mais enxutos, as lojas não terão margem para grandes promoções.

O Preço dos contêineres

Esse é, sem dúvida, um dos assuntos mais críticos para a nossa área. Segundo o Freightos Data, site que acompanha custos de fretes marítimos, os valores estão quase 5 vezes mais altos. Se compararmos Outubro/20 e Outubro/21 temos um aumento de mais de 400%. O valor foi de $2,250 para $10,517.

Preço dos contêineres em 2020

Preço dos contêineres em 20201

Como você e sua empresa estão encarando essa crise? Compartilhe conosco, conte com a Carpo como uma parceira!

Telefone Carpo Logistics – Tel:+ 55 13 2104.7000 (Horário Comercial)

Whatsapp Carpo Logistics – + 55 13 99209.6896

E-mail Carpo Logistics –  atendimento@carpolog.com.br

Endereço Carpo Logistics: Pça. Barão do Rio Branco, 14 terceiro andar Centro – Santos – SP – 11010-921

Compartilhe:

Categorias

Mais buscadas

Acordo internacional acordo Mercosul Coreia do Sul aduana Agropecuária ano novo chinês armazenagem aumento da gasolina aumento do combustivel aumento do diesel Authorized Economic Operator benefícios fiscais br do mar Brasil cabotagem Cabotagem no Brasil CAMEX caminhões e carretas carga dedicada carga fracionada Carga Rodoviária cargas cargas perigosas Carpo Logistics Carpolog CarpoLogistics certificação AEO certificação OEA certificações cidade de santos cidade portuária de pireu cidade portuária de santos cidades portuárias Comércio Exterior COMEX Compra de Crédito de Carbono Consultoria Logística containers contêineres Coreia do Sul coronavirus COVID COVID-19 Crédito de Carbono datas sazonais Depositários desempenho logístico Despachante Aduaneiro Diário Oficial Door To Door Drawback Eficiência geoeconômica empresa Europa exportação falta de contêineres FCL feriados China Fim de ano Frete Mínimo frete rodoviário gestão grécia Guerra Guerra na Ucrania Guerra Ucrania x Russia ICMS IMO IMO 2020 Importação Importação de Produtos Agropecuários Importação e Exportação Incidente no Sri Lanka Instrução Normativa IOF Isenção de Tarifas LCL Legislação Legislação alfandegária logística Logística Agropecuária logística de carga Logística Internacional Logistica sustentável MAPA MDIC Medida Provisória Mercosul Ministério da Agricultura Ministério da Economia Ministério da Industria Comércio Exterior e Serviços MP MP 1.040/2021 Natal o que é drawback OEA Operador Econômico Autorizado pandemia Pecuária e Abastecimento petrobras pireu planejamento Porto de Santos problemas ambientais processo logístico processos produtividade Receita Federal Regime de Drawback rh safra de algodão safra de frutas safra de milho santos saúde SECEX/ME segurança Seguro de Transpore Internacional Sri Lanka Sustentabilidade TeamCarpolog Tecnologia transportadora transporte Transporte Aéreo Transporte de carga Transporte de cargas Transporte Marítimo Transporte rodoviário transporte rodoviário de carga transporte sustentável Ucrania X-Press Pearl Zona de Processamento de Exportação ZPE